quinta-feira, 23 de abril de 2009

A palavra é: IMPACTO

Em sites e jornais, recentemente, noticiou-se sobre o impacto nas contas da Previdência Social que o aumento do salário mínimo irá causar em 2010. Manchetes deram ênfase ao aumento da despesa, como já seria de se esperar na mídia tradicional. Quase chego a sentir remorso por ler essas manchetes escritas dessa maneira. Ao menos, lendo o corpo do texto que as acompanham, pode-se vislumbrar explicações que demonstram a coerência da medida, como o recorde em arrecadação para a previdência, como a previsão na lei de diretrizes orçamentárias.

Uma novidade como essa poderia ter seu título confeccionado mais sob uma perspectiva social que econômica, com base em premissas de interesse público, afinal, o objetivo do estado é levar bem-estar e justiça social ao povo.

Pensando nisso, a manchete então poderia vir assim...

"Aumento no Salário Mínimo compensa perdas do passado"
"Aumento do Mínimo repõe perdas inflacionárias"

Acredito que, dessa forma, a informação ao leitor seria mais autêntica, porque teria mais identidade com sua realidade, e não com a realidade técnica das contas da máquina governamenal. Em vez de se ressaltar o gasto público, ressaltar-se-ia o ganho de cada beneficiário, na própria manchete.

E o pior é que a impactante palavra "impacto" foi pronunciada pelo Secretário da Previdência Social. Fico pensando agora no aumento de cem por cento do salário mínimo proposto por João Goulart e acatado por Getúlio em 1954... que palavra seria adequada para um aumento desses? Prefiro nem saber.

Um comentário:

  1. Não sei se fico feliz pelo aumento do mínimo ou triste pela previdência... Deixa eu ver.. Feliz!! Hahahhahahhha.

    ResponderExcluir