quarta-feira, 29 de abril de 2009

O trabalhador e a Tortura


Parando para pensar:

Em homenagem ao 1º de maio e por que amo o tema , gostaria de dividir com vocês um assunto polêmico, porém de grande valia no nosso dia-a-dia:

Eu li um artigo no livro História em Revista, que relata como eram os métodos de trabalho na época da Revolução Industrial (Aquela época triste que, por não existirem leis que amparassem o trabalhador, os mesmo eram obrigadas a trabalhar mais de 16 horas por dia, desde crianças até a velhice sem aposentadoria, ou seja até morrer.)

Bom, o artigo em questão, relatava que o empregador, ou seja, o patrão, tinha o direito de bater nos seus funcionários, por atrasos ou desacato. Também podiam, caso os trabalhadores pegassem piolhos, passar piche no couro cabeludo e ...PUXAR!!! Arrancando todos os seus cabelos! UI, ui ui ui ui ui!!!!

Hoje em dia os empresários reclamam muito que a Lei só favorece o trabalhador, e culpam sempre o pobre do empregado nos casos de crise, exigindo do governo uma flexibilização das Leis Trabalhistas. E olha que tem deputado que apóia a idéia gente! Cuidado! Não podemos deixar isso acontecer!

Mas, gente foram séculos de torturas e apenas 50 ou 60 anos que as leis trabalhisas dignas, foram criadas. Ir contra isso, dissolver o que à duras penas foi alcançado, seria um grande retrocesso.

Nesse dia do Trabalho desejo a todos nós, PAZ e condições dignas de trabalho.

E que ninguém tire de nós esse direito maravilhoso que por trás de muita luta e sangue, nossos antecepassados nos garantiram!

bjo
bjo

2 comentários:

  1. É isso ai Pri, muito bem abordado o tema. Temos que cada vez mais lutar para termos mais condições e paz. Merecemos e muito.
    Ainda não somos totalmente valorizados e infelizmente existem muitos lugares em que o trabalhador vive em condição precária, tratado como bicho. Temos que mudar isso!!!!!!

    Bjão.

    ResponderExcluir
  2. Bravo Pri! Temos que aproveitar estes momentos de crise para reavaliarmos o modo de fazer as coisas, principalmente no tocante às praticas das relações mercado - estado - sociedade, o mundo evoluiu, e hoje já somos (sociedade) instruídos em larga escala populacional e ainda estamos em modelos de ralações do início do século passado, é preciso sairmos (estado - mercado e sociedade) desta zona de conforto e começarmos a estudar uma reestruturação do modo das práticas destas relações.

    Abraço!

    ResponderExcluir