quinta-feira, 7 de maio de 2009

Crise de Ética

Com muita alegria e prazer que recebi da Priscila, uma amiga que considero inteligente e íntegra, da mesma forma o amigo Lelé, o que o é, o convite para colaborar com o blog.
Fiquei feliz por que percebi que de uma forma ou outra nosso “círculo de textos” seguiu e concretizou-se. Então aqui vai minha colaboração para esta versão.

Crise de Ética
Atualmente todos nós vivemos com alguma crise, seja crise financeira, crise conjugal, crise de enxaqueca, coluna, dores e problemas em geral. Mas a crise que mais me preocupa é a crise de Ética, crise de valores, uma doença em nossa sociedade. Os valores estão trocados, como se o certo, o reto inverteu-se, o certo é ser errado, uma inversão jamais vista, a final estamos no Brasil: a terra de malandros. Que para mim significa terra sem lei. Opa! É mais grave, pois as leis existem, então refaço a frase: BRASIL, TERRA ONDE AS LEIS NÃO SÃO IMPENDIDAS (vulgo cumpridas, pois compridas são!). Nesta terra a lei é aplicada em pesos e medidas diferentes a cada caso, depende da cor da pessoa, depende de sua conta bancária, depende de que partido ela é, depende o cargo que ocupa, tudo depende.
Esta Crise de Ética atingiu todos os setores seja do Estado (Legislativo, Executivo e Judiciário). No Legislativo temos bons exemplos da crise de ética, nossos senadores e deputados que deveriam legislar em favor do Brasil e não em causa própria. No executivo temos um governo temeroso, com grandes indícios de corrupção, enriquecimento ilícito e outros mais, e no Judiciário assistimos o bate-boca entre ministros do Supremo.
A crise chega também na sociedade, entre nós, meros malandros. Acostumados a darmos um jeitinho sempre para contornar situações, acontece que tais jeitinhos geralmente são ilegais. Partindo do Princípio que só existe um corrupto porque existem os corruptores, e estes somos nós, a sociedade brasileira atual é corruptora.
Perdemos nossos valores, já não se sabe mais o que é o certo e o errado. Na minha opinião, errado é sermos permissivos desta maneira, o brasileiro é muito passivo. Ora, Foi comprovado o mensalão em Brasília, aqui no Estado a corrupção no DETRAN, a campanha de nosso presidente foi realizada com dinheiro de origem desconhecida, e nada a sociedade brasileira fez. E ainda temos que ouvir de nosso presidente que no Brasil não há ninguém com mais moral e ética que ele. MEU DEUS! Se nesta terra este Senhor é o mais ético, teremos que voltar a escola todos nós e aprendermos novos valores.






Grande abraço!
Eduardo Cardoso

3 comentários:

  1. gostei muito do texto, e concordo contigo: há valores importantíssimos sendo perdidos.
    coisas que deveriam ser imutáveis, como a responsabilidade, a sinceridade, honestidade e a ética estão às avessas.
    e parece que muita gente nesse país realmente não tem memória, porque depois que os escândalos são abafados, tudo parece muito normal e bem... quando na verdade a gente deveria não eleger mais esse tipo de gente.
    mas tá difícil arranjar políticos decentes... affffff

    bjos!

    ResponderExcluir
  2. Dudu Amado, amei seu texto. Me identifiquei muito com ele. beijos e até a próxima postada! hehe.
    bjo
    bjo

    ResponderExcluir
  3. O problema é sério, falam tanto em reforma política, reforma no judiciário, e etc... porém quem precisa mesmo de reforma é a sociedade, na verdade será preciso implodir tudo e reerguer do zero uma nova sociedade justa, honesta e politizada (política a-partidária é claro).

    ResponderExcluir